Cadastre-se Grátis

Benefícios de ser cadastrado:

- Crie sua lista de videos favoritos
- Poste seus videos favoritos
- Vote nos videos que mais gostar
- Ganhe prêmios
- Cadastro Grátis e Rápido

Clique aqui para se cadastrar
0 votos
Baixar APP GrátisBaixar APP GrátisBaixar APP GrátisBaixar APP Grátis
10 comidas típicas da culinária portuguesa

A culinária portuguesa é muito rica, poucos resistem ao sabores e opções típicos de Portugal. Confira alguns dos pratos típicos.

 

A culinária portuguesa é muito característica, mostra influências atlânticas e mediterrânicas. Tem muito variedade regional, apesar de se tratar de um país pequeno, porém a base da gastronomia está nos três itens: pão, vinho e azeite. Além disso, vemos um grande consumo de peixe, variadas sopas, frutos frescos. A carne e as vísceras, principalmente de porco, compõem também um conjunto de pratos e petiscos regionais, onde sobressaem os presuntos e os enchidos (aqueles alimentos que são produzidos ao encher tripas de animais, como a linguiça toscana). Ainda, com o advento das descobertas marítimas, a culinária portuguesa também integrou rapidamente o uso de especiarias, açúcar, feijão e batata.

 

Bacalhau

Bacalhau à minhota

 

Bacalhau à minhota

Como o bacalhau é um dos alimentos mais consumido no país, existem uma infinidade de pratos feitos com o bacalhau: Posta de Bacalhau Cozinho, Bacalhau à Milú, Bacalhau com Natas, Bacalhau à Minhota, entre muitos outros. Um alimento muito difundido.

Caldo verde
caldo verde

Uma sopa deliciosa e para prepará-la é preciso de  batatas, azeite, paio, linguiça (a aqui chamada linguiça portuguesa), couve e água. Um prato bem conhecido aqui no Brasil.

Açorda de Mariscos

DCIM100MEDIA

A receita a base de mariscos, como camarão, berbigão e amêijoas (moluscos lamelibrânquios), leva ainda pão, calda de peixes, ovos e temperos.

Carne de Porco à Alentejana
CarnePorcoAlentejana

Um prato típico Alentejano que combina ameijoas com cubos de carde porco frita!


Alheira de Mirandela
alheiramirandela

A alheira é um enchido que pode ser preparado com vários alimentos, como aves, pão de trigo, carne, gordura de porco, etc. O prato foi inventado pelos judeus para fugir da inquisição.O formato cilíndrico e seu contorno lembram o desenho de uma ferradura. Para a preparação é usado ainda uma tripa natural de porco ou boi.


Arroz de marisco

arroz-marisco

Tradicional na culinária portuguesa, originada da praia de Vieira, o Arroz de marisco costuma levar camarões, amêijoas, sapateira, lagosta, mexilhão e berbigão. As combinações de mariscos usados variam de região em região.


Leitão assado à Bairrada

Leitão assado à Bairrada

Um dos pratos mais conhecidos e apreciado da região de Bairrada, em Portugual. O documento mais antigo que se refere a esta iguaria é uma receita conventual datada de 1743. Há também, complicada num caderno de refeitório de 1900 por António de Macedo Mengo, em que a receita é descrita quase que idêntica a receita atual. Devido a uma falta de documentação exata, os concelhos da região da Bairrada reivindicam sua origem.


Tarte de Amêndoa Algarvia

Tarte de Amêndoa Algarvia

Para os viciados em doce, uma deliciosa receita que leva amêndoa caramelizada e tem uma deliciosa consistência estaladiça. Aprenda a fazer Tarte de Amêndoa Algarvia.




Pastéis de nata

pastel de nata

Também chamados de pastéis de belém, são populares em Portugal. Embora possam ser saboreados em cafés e pastelarias, a receita é um segredo exclusivo da Fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa. São comidos, tradicionalmente, quentes e polvilhados de canela e açúcar.





Navegue por interesse pelas tags abaixo:
60 visitas Set 4, 2017