Quer uma receita simples, de vó e que todo mundo ama? Então vem aprender a fazer um pastel de carne delicioso, do zero!
Harmonize a receita:
Compre o Undurraga (oops) Cabernet Franc Carménère 2015: http://rstyle.me/cz-n/ctktb5vrkw
Conheça o Clube W: http://bit.ly/2xXvix5
massa:
600g (5 xícaras) de farinha de trigo (tenha pelo menos mais uns 200g à mão!)
400ml (1 e ½ xícara) de água
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
2 colheres (sopa) de cachaça
1 colher (sobremesa) de sal
recheio:
500g de carne moída (usamos patinho)
4 tomates pelados picados
1 cebola picada
azeite
sal
pimenta do reino
Comece pela massa: Abra um buraco no meio da farinha de trigo, formando uma coroa. Coloque ali no centro a água, o óleo, a cachaça e o sal. Vá misturando com a mão até virar uma massa, sovando aos poucos e colocando mais farinha se estiver muito grudento. Não é necessário sovar demais, é até virar uma massa homogênea, bonita e não muito grudenta. Tampe com um pano de prato e deixe repousar enquanto faz o recheio.
Numa panela coloque um fio de azeite e refogue a cebola. Deixe que ela murche e junte a carne. Refogue até que todo o liquido seque e a carne fique douradinha. Tempere com sal e pimenta do reino. Coloque os tomates e misture até que fique uma carne úmida mas não muito molhada (pra não molhar a massa do pastel!). Desligue e reserve.
Abra a massa de pastel por partes, polvilhando farinha para não grudar tanto. Abra até ficar fino. Usando um cortador ou um potinho, corte círculos de massa. Recheie com a carne e feche, usando um garfo para ajudar a fechar as bordas. Frite em óleo quente e sirva a seguir. Rende cerca de 20 pastéis médios.