Cadastre-se Grátis

Benefícios de ser cadastrado:

- Crie sua lista de videos favoritos
- Poste seus videos favoritos
- Vote nos videos que mais gostar
- Ganhe prêmios
- Cadastro Grátis e Rápido

Clique aqui para se cadastrar
0 votos
Baixar APP GrátisBaixar APP GrátisBaixar APP GrátisBaixar APP Grátis
REFOGADO: TORTA CAPIXABA DE BACALHAU (Com nuvem de ovos. É fácil e uma delícia!)

Pular propaganda em 5s


Versão Panelinha da clássica torta capixaba, esta receita é fácil de fazer (é refogar, cobrir com ovos batidos e levar ao forno), rende bem, tem um belo atalho (pule várias etapas usando bacalhau dessalgado, desfiado e congelado) e faz bonito na mesa.

Para quem segue as tradições à risca, é receita certeira para a Sexta-feira Santa. Para quem gosta de quebrar tradições, é dica esperta para variar a tradicional bacalhoada do Domingo de Páscoa. Além do bacalhau, leva tomate, pupunha, camarão, azeitonas e coentro.

Para ver mais receitas que funcionam:
- INSCREVA-SE NO CANAL! http://bit.ly/2nPlHqh
- Curta a página do Panelinha no Facebook: https://www.facebook.com/Panelinha e https://www.facebook.com/ritalobo
- Siga o Panelinha no Instagram: http://www.instagram.com/editorapanelinha e http://www.instagram.com/ritalobo
- Twitter: http://www.twitter.com/panelinha e http://www.twitter.com/ritalobo

Refogado de bacalhau com nuvem de ovos: http://www.panelinha.com.br/receita/bacalhau-refogado-torta-capixaba

Serve 6 pessoas
Tempo de preparo: 1 hora + 30 min no forno

500 g de bacalhau dessalgado, desfiado e congelado
200 g de camarões limpos (cinza médio)
400 g de palmito pupunha fresco (em média, 3 toletes)
2 tomates maduros
½ xícara (chá) azeitonas verdes sem caroço
1 cebola
3 dentes de alho
½ pimenta dedo-de-moça (sem sementes)
caldo de 1 limão
¼ de xícara (chá) de azeite
1 colher (sopa) de urucum (ou colorau)
3 talos de cebolinha
½ maço de coentro
6 ovos

1. Preaqueça o forno a 180 ˚C (temperatura média). Separe um refratário redondo que comporte cerca de 1,5 litro.

2. Leve uma panela média com água ao fogo alto para ferver. Coloque o bacalhau congelado e deixe cozinhar por 10 minutos - ele vai descongelar e cozinhar ao mesmo tempo.

3. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes: lave, seque e corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte as metades em cubos pequenos. Lave e pique fino a pimenta dedo-de-moça. Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Corte os toletes de palmito ao meio, no sentido do comprimento, corte cada metade ao meio novamente e fatie em pedaços de 1 cm. Corte as azeitonas em quartos. Lave, seque e pique fino a cebolinha e o coentro.

4. Assim que estiver cozido, passe o bacalhau por uma peneira e deixe sobre uma tigela para escorrer bem a água. Enquanto isso, prepare o refogado.

5. Leve uma panela média ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com 3 colheres (sopa) de azeite e adicione a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos até murchar. Junte o alho e misture bem para perfumar. Acrescente os tomates, a pimenta e o urucum, mexa bem por cerca de 1 minuto para formar uma pastinha. Junte o palmito, tempere com sal e refogue por mais 5 minutos.

6. Regue a panela com mais 1 colher (sopa) de azeite, acrescente os camarões, tempere com sal e mexa por apenas 1 minuto - se o camarão cozinhar demais pode ficar borrachudo. Junte o bacalhau, as azeitonas e mexa por cerca de 5 minutos, para o bacalhau desmanchar em pedaços menores. Regue com o caldo de limão, misture bem, prove e acerte o sal. Desligue o fogo, misture o coentro e a cebolinha picados e finalize com mais um fio de azeite. Reserve.

7. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, transferindo as claras para a tigela da batedeira e as gemas para outra tigela. Bata as claras em neve: tempere com uma pitada de sal, comece batendo em velocidade baixa; quando começar a espumar, aumente a velocidade e bata por mais 5 minutos até firmar. Acrescente as gemas, uma de cada vez, batendo a cada adição apenas para misturar.

8. Preencha o refratário com o refogado de bacalhau e cubra com os ovos batidos. Leve ao forno por cerca de 30 minutos, até inflar e dourar. Sirva a seguir com azeite e folhas de coentro a gosto.


Navegue por interesse pelas tags abaixo:
82 visitas Mar 31